Tribunal de Justiça e Delegacia do idoso

O ano de 2022, especialmente neste mês de junho, a sociedade está comemorando o efetivo cumprimento do art. 5º da Constituição Federal de 1988.

 

Os idosos obtiveram mais liberdade e em conjunto com Bem-estar social, mediante a sensibilidade dos Poderes quanto à Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

 

Os poderes estão praticando ações para melhorar a vida dos idosos. Notar-se-á que os idosos são construtores da nação, desde então estes merecem ser tratados com dignidade e respeito.

 

O idoso é uma celebridade, independente de gênero, história de vida, cor da pele ou procedência.

 

O Delegado titular da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), Vitor Chab Domingues, pontuou “Há oito anos o Dr. Orlando Perri vem lutando para a 14ª Vara, que é da criança e do adolescente também acumular com a do idoso.  No plenário, a indicação dele passou e nós teremos a 14ª Vara Criminal [da Comarca de Cuiabá] …

Victor Ostetti/MidiaNews

o desembargador do TJMT Orlando de Almeida Perri

 

O juiz, vai responder pelo [defesa]idoso, pelos crimes cometidos contra o idoso, e a 20ª Promotoria Criminal, que é o Reinaldo Segundo, será o promotor do idoso. Então, é um grande avanço, nós temos uma Vara Criminal e uma Promotoria Criminal do Idoso em Cuiabá, Mato Grosso.”

 

A medida acima foi aprovada pela Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Des. Maria Helena G. Póvoas alterou o quadro de competência da 14ª Vara Criminal de Cuiabá, incluindo os idosos na pasta e exigindo a devida adequação deste grupo minoritário.

 

 Dia 23/06/2022 foi e será considerado dia de vitória para sociedade, pois a indicação do Des. Orlando de Almeida Perri foi aprovada.

 

Atualmente, nós consideramos ações dos desembargadores um grande avanço, temos: uma Vara Criminal e uma Promotoria Criminal do idoso em Mato Grosso-MT. A Delegacia do Idoso trabalha arduamente para o bem-estar da população idosa.

 

A imprensa é a voz dos idosos. É necessário mais que nunca que os meios de comunicação veiculem a contribuição das leis vigentes no país para que esta população vulnerável saiba que tem acolhimento. Mais ainda, as policias são detentoras de tecnologias necessárias para que haja a efetiva coação do agressor.

Alair Ribeiro/MidiaNews

Delegado Vitor Chab Domingues

Vitor Chab Domingues – Delegado titular da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI)

 

 

Assim, existem Delegacias abertas, aguardando que, independentemente do grau de periculosidade do ato violador cometido, a vítima – o idoso – saiba que há um local seguro, preparado para lidar com esse delito.

 

Denuncie à Delegacia do Idoso, localizado na Av. Dante de Oliveira S/N, no interior da Delegacia de Estelionatos.

 

Sociedade, sejamos céleres para denunciar!

 

Graci Ourives de Miranda é professora e escritora.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘197423277906772’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3&appId=1603406416596758”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

FONTE: Midia News

DESTAQUES

Anúncios
Anúncios

Related Posts