Diante do cenário inseguro e amedrontador que todo país vem vivenciando, com ataques feitos a escolas, o prefeito de Nova Aurora João Pimenta de Pádua Júnior (MDB), junto a secretária municipal de Educação Kelci Tristão de Pádua, realizaram uma reunião na Secretaria Municipal de Educação, tendo como pauta o assunto, onde estiveram presentes, as diretoras: Thaís Felipe Ribeiro (Escola Municipal Raimundo Gomide), Maria Madalena (Creche Municipal Branca de Neve) e Gislene Pimenta – Gigi (Colégio Estadual Emídia Maria Pereira); o Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente Pedro e a advogada Dra. Karolina Borges.
A educadora Kelci de Pádua colocou o sentimento do momento: “Estamos vivendo dias tristes, de apreensão, preocupação e também de alerta com os ocorridos nas nossas escolas por todo o Brasil! Vivemos em uma cidade tranquila e acolhedora, porém, nem por isso, vamos deixar de nos atentar para o problema que, não tem endereço anunciado para acontecer!”.
O prefeito Junior Pimenta enfatizou que o momento é de reflexão, mas que medidas “Nessa reunião, o objetivo principal foi traçado que é trazer ainda mais segurança para nossas escolas e para isso, decisões importantes, foram tomadas. Pude ouvir a nossa secretária e também as diretoras do colégio estadual e da nossa rede municipal, tanto em relação as preocupações dos servidores , como dos alunos e seu pais. E diante diante disso, várias medidas já serão tomadas!”.
Entre as medidas definidas, o gestor destaca: “Vamos fazer algumas adequações estruturais, como reforçar seguranças de portões, portas e janelas e assim, como já existente o sistema de monitoramento por câmeras, na Escola Raimundo Gomide, também iremos implantar também na nossa creche municipal. E continuaremos com os os trabalhos, agora de forma intensificada com o Ministério Pública, Polícia Militar que além da segurança na entrada e saída dos alunos, irá implantar o PROERD para um trabalho interno, na sala de aula com os alunos. Também vamos implantar o sistema de orientação pedagógica, entre outras medidas que iremos adotar nesse sentido!”.
Kelci termina ressaltando a importância dos pais no processo: “O nosso prefeito nos deu autonomia para tomar todas as medidas cabíveis para que nossos alunos e servidores recebam da gestão municipal, tudo que for necessário. Mas sabemos que não depende apenas de nós. Para garantir a segurança, precisamos do envolvimento dos pais e responsáveis por nossas crianças , adolescentes e jovens. Estamos numa grande guerra contra as situações desafiadoras desse mundo moderno e digital. Por isso, esperamos que os pais conversem com seus filhos, fiquem atentos ao que eles é feito em suas redes e o que portam em sua mochilas. Isso não é invasão de espaço ou privacidade. Isso é zelo, cuidado e amor pela vida de nossos filhos. E nós contamos com essa grande parceria, para que nossa cidade e nossas escolas continuem sendo um lugar seguro!”.