Barra do Garças – MT – 30 de novembro de 2023

A Tribuna MT – CRP: CEI caminha e recebe mais uma assinatura


O pedido da CEI continua em aberto na Câmara esperando o número necessário de assinaturas para a sua apresentação (Foto – Valdeque Matos)

O vereador Subtenente Guinancio (PSDB) disse, ontem (19), que o seu pedido para a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar as causas, as responsabilidades e consequências do bloqueio do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do município pelo Ministério da Previdência Social, recebeu mais uma assinatura.

Agora, o pedido conta com quatro, sendo que para requerer a abertura da CEI são necessárias, no mínimo, sete, conforme estabelece o Regimento da Casa de Leis.

Caso consiga colher a quantidade exigida para apresentar, o requerimento da CEI deve ser aprovado em plenário. Para isso, são necessários ter ao menos 11 votos dos 21 vereadores.

Guinancio, no entanto, preferiu não revelar ao A TRIBUNA o nome do quarto vereador que assinou a propositura lida por ele na sessão da última quarta-feira (17). “Conseguimos mais uma assinatura, mas não vou revelar ainda o nome, pois o colega me pediu para não dizer ainda”, pondera o tucano em tom de mistério.

O parlamentar, que deixou o pedido em aberto, assinalou ainda que segue conversando com outros colegas para colher as assinaturas necessárias para requerer a instauração da CEI. “Tenho sido procurado por outros vereadores que querem assinar. Estamos conversando para colher as demais assinaturas necessárias para que possamos apresentar o pedido”.

Conforme o A TRIBUNA noticiou, o documento elaborado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebeu a assinatura dos vereadores Kalynka Meirelles (Republicanos) e Paulo Schuh (DC), assim que foi anunciado que seria lido no plenário.

Conforme Guinancio, a abertura da CEI será importante “para esclarecer à sociedade as ações e as omissões que deram causa ao cancelamento do CRP e quais foram os prejuízos causados ao município a falta deste documento”.

Outros vereadores, como Roni Magnani (PSB) e Marisvaldo Gonçalves (UB), sinalizaram que podem assinar o pedido de abertura. Os dois parlamentares disseram à reportagem que pretendiam se reunir com outros colegas para uma análise mais aprofundada dos documentos que fundamentaram o pedido apresentado pelo presidente da CCJ.

DISCORDA

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Reginaldo dos Santos (SD) avalia que não há necessidade de abertura de CEI. Segundo ele, a pauta do CRP já está superada, pois a solução foi encaminhada. “Não é o momento para CEI, o CRP logo estará regularizado, com encaminhamentos feitos pelo prefeito. Já está superada esta pauta”, garante.

Outro vereador que já se manifestou contrário à abertura da CEI foi Adonias Fernandes (MDB). Segundo ele, o município atravessa um momento difícil e precisa de “maturidade política” e não de “confusão”.

“Não precisa de CEI, o prefeito já tomou as providências necessárias para resolver esta questão. Então, uma CEI só vai tumultuar e prejudicar o município”, alertou o emedebista.

 



atribunamt

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!