Barra do Garças – MT – 11 de dezembro de 2023

Três Ranchos: Atletas Trirancheses se destacam em “38ª Maratona Internacional de Porto Alegre”


Uma mistura de muito treino, determinação e, principalmente superação, envolve a rotina de maratonistas, e, é assim a rotina dos competidores da turística cidade de Três Ranchos, localizada no sudeste Goiano: José Carlos Bernardes – Botinha e Rogério Pereira da Luz – Rogério da Mumbuca, que são atletas profissionais e no último final de semana, participaram representando a sua cidade, em uma das maiores e mais importantes maratonas do país: “Maratona Internacional de Porto Alegre”.

Os competidores triranchenses participaram de duas etapas: Jose Carlos- Botinha que é vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, participou da Maratona de 42 km, já Rogério participou da meia maratona de 21km.

Botinha destacou que a prova é de alta performance e que para conclui-la é preciso muita técnica e treino, o que para ele dessa vez, aconteceu, mas mais dificuldade, diante de muitos obstáculos, vencidos através de muito apoio de amigos e profissionais como seu treinador: Gilberto Barros, de Brasília-DF e também da maratonista que representa o Brasil em diversos circuitos mundiais: Keila Barros, além é claro, e determinação: “Essa maratona, não é uma prova fácil! Comecei a preparar três meses antes, o que não é um tempo adequado, sendo para essa prova, o tempo necessário de, ao menos, cinco meses. Mas meu treinador acreditou que conseguisse com esse treino. E, dentro desses três meses, ainda tive o treino interrompido por vários momentos: no início por ter tido covid, depois com a perda da minha mãe, o psicológico não ajudou e interrompi o treino por 15 dias. A minha maior maratona, até então, tinha sido a de Brasília, a corrida do Ouro. Não havia corrido nenhuma maratona de 42 quilômetros, o que gera insegurança quanto aos nossos limites. Além desses percalços, na semana da competição, tive uma infecção alimentar, mas como havia comprado passagem, hotel, e, não desisti. Investi em me hidratar, dei uma melhorada e: meu treinador; a Keila que é uma grande atleta e já participou de várias maratonas nesse percurso, me orientou, passando técnicas importantes para a realização da prova e sua conclusão; minha família e meus amigos me incentivaram, motivaram, me ajudando muito, e, graças a Deus, completei a prova, num tempo bom, sendo de 3 horas e 18 minutos. E fiquei devido a esse resultado, estou entre selecionados inscritos a participar das “Maratonas de Boston e Chicago, nos Estados Unidos”.

Rogério da Mumbuca que é atleta há 15 anos, também não teve o percurso desejado rumo a competição, devido a um problema físico, tendo que mudar a sua inscrição da Maratona para a “Meia Maratona”, com percurso de 21 quilômetros:”Estava muito animado, havia feito a inscrição para correr a minha primeira Maratona, porém, no ciclo de, me lesionei e tive que ficar 50 dias sem treinar. Dessa forma, mudei minha inscrição para a Meia Maratona, viajando na dúvida se iria ao menos conseguir correr, pois ainda estava com dores no calcanhar e também sem ritmo nenhum de prova. Acordamos às 5h, quando chegamos ao local da prova, a adrenalina subiu(risos), o coração acelerou, aí não teve jeito, falei para meus colegas, vou tentar, se der deu. Como sou um guerreiro que não desisto fácil das batalhas, fui km a km, e, em cada um completado, um filme passava na mente, e nessas memórias, fui buscando forças onde jamais pensaria que estivesse. Corri o km 21 todo chorando e ao finalizar os 21km e 100metros o choro persistiu por algum tempo ainda, pois sabia que tinha conseguido uma façanha que poucos teria conseguido em minhas condições. Pratico esportes desde meus 9 anos e tenho plena certeza de que essa Maratona de Porto Alegre me mostrou o quão forte sou, e que, quando se tem Fé, Força de vontade e determinação, não tem nenhuns obstáculos que não possamos superá-los, foi o maior exemplo de superação e amor ao esporte em toda minha vida!”.

Botinha entre os mais de 8 mil inscritos em sua categoria, ficou na 721ª posição, e, Rogério entre o mesmo número de inscritos na sua categoria, fico na 2035ª posição.





SD NEWS

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!