Barra do Garças – MT – 10 de dezembro de 2023

A Tribuna MT – Trilhos da ferrovia: Rumo deve discutir novo trajeto com prefeito, diz Adonias


Vereador Adonias diz que reportagem do A TRIBUNA motivou a empresa a pedir a reunião com o prefeito (Foto – Reprodução)

O vereador Adonias Fernandes (MDB) disse ontem (30), na tribuna da Câmara Municipal, que a empresa Rumo procurou o prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) para agendar uma reunião, com o propósito de apresentar a alteração no traçado da expansão dos trilhos da ferrovia de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, no médio norte do Estado.

“A equipe da empresa ligou, na manhã de hoje (ontem) para o prefeito, querendo agendar uma reunião. Assim que for marcada, ele (Pátio) me disse que vai chamar a gente [vereadores] para acompanhar”, repassou emedebista.

O projeto de expansão é dividido em oito trechos. O primeiro, que teve a licença prévia emitida, tem a maior parte dentro do município, com uma extensão de 88,7 km. Mas, com a alteração do traçado em andamento, terá uma redução na linha férrea de cerca de 17 km.

Com isso, os trilhos passariam praticamente dentro do perímetro urbano da cidade, nas proximidades dos residenciais Maria Amélia e Rosa Bororo. Além disso, deverá ainda cortar uma área de preservação ambiental de cerca de 250 hectares.

Segundo o vereador, a reunião solicitada pela empresa com o prefeito foi resultado da reportagem publicada na edição de ontem (30) do A TRIBUNA sobre o seu requerimento de uma audiência pública, no próximo dia 14.

Aprovada na Câmara, na sessão de ontem, o propósito da audiência será discutir com os moradores da cidade o novo traçado da ferrovia, “que Rondonópolis ainda não conhece e tem os trilhos passando praticamente dentro do perímetro urbano, afetando diretamente diversos bairros da região Salmen”.

Conforme o emedebista, ele não é contrário ao desenvolvimento e a saída dos trilhos da cidade, que deve se preparar para isso.

“Não somos contra, mas não pode penalizar as pessoas que já moram ali na região há muito tempo. Este traçado precisa ser debatido com Rondonópolis. Precisamos saber o que está acontecendo”, avisou.

Nesse ponto, ele citou a reportagem que tratou sobre esta situação. “Quero agradecer a equipe do Jornal A TRIBUNA, ao Samuel Logrado, por ter dado a oportunidade para que Rondonópolis fique sabendo o que está acontecendo”.

Na avaliação de Adonias, a população precisa se mobilizar para alterar este novo trajeto dos trilhos que afetará alguns bairros da região Salmen. “A hora é agora. Não adianta a gente ficar chorando quando as obras estiverem começando. Esta luta é de todos, é de Rondonópolis”, sustentou.

 



atribunamt

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!