Barra do Garças – MT – 30 de novembro de 2023

A Tribuna MT – Após “apagão”: Problemas continuam no sistema tributário eletrônico do município


Emissões de boletos para pagamento do IPTU continuavam sem funcionar até esta quinta-feira (14) (Foto – Arquivo)

Contribuintes de Rondonópolis ainda enfrentam problemas com o novo sistema tributário implantado pela prefeitura. Inconsistências para a emissão de notas fiscais eletrônicas, bem como a não emissão de boletos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão entre as principais dificuldades relatadas. A prefeitura diz que problemas ainda existentes estarão resolvidos até a próxima segunda-feira (18).

Os problemas persistem após o “apagão” ocorrido no sistema eletrônico tributário do município na semana passada. Empresas e contribuintes ficaram entre os dias 1º e 8 de setembro sem conseguir emitir notas fiscais eletrônicas.

O novo sistema começou a funcionar esta semana, porém, empresas e contribuintes continuam relatando dificuldades em função das inconsistências encontradas.

Já as emissões de boletos para pagamento do IPTU continuavam sem funcionar até esta quinta-feira (14). Tanto as pessoas que parcelaram o imposto de 2023 não conseguiam pagar as parcelas, como as que têm dívidas anteriores não emitiam os boletos para pagamento.

De acordo com o Paço Municipal, o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica seria substituído por um novo a partir das 20 horas do dia 1º de setembro, processo que seguiria até a manhã do dia 5.

A Secretaria de Receita havia informado que os dados dos contribuintes seriam migrados automaticamente e uma nova página seria colocada no ar. A estimativa era de que o novo sistema estivesse operando normalmente às 07h59 do dia 5 de setembro. O prazo, entretanto, não foi cumprido, e somente na segunda-feira (11), o novo sistema foi posto em funcionamento.

Com o prazo descumprido e a permanência dos problemas no novo sistema implantado, a Secretaria Municipal de Receita culpou a empresa contratada para o serviço pelo não funcionamento do novo sistema no prazo estabelecido e pelas inconsistências apresentadas.

“A Secretaria Municipal de Receita informa que vem cobrando incisivamente a empresa sobre a totalidade do funcionamento do sistema tributário, sendo que a mesma informou que até segunda-feira (18), estarão sanadas todas as inconsistências que ainda perduram com relação ao funcionamento do sistema tributário. Atualmente, alguns problemas pontuais impedem o funcionamento de 100% da plataforma. Todavia, a maioria das falhas já foi detectada e solucionada. Com relação ao acesso do IPTU 2023, este já encontra-se liberado para o contribuinte. Já os impostos que são relativos há anos anteriores, também estarão disponíveis na mesma data”, informou o município ao A TRIBUNA.

 



atribunamt

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!