
A Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) realizou na quinta-feira, 26, na sala de conferências do Centro Cultural José Sobrinho, sua assembleia geral para a eleição da nova diretoria para o biênio 2024-25, bem como a escolha de três novos membros para ocuparem as cadeiras que estavam vagas até então.
A chapa única inscrita e eleita para assumir a diretoria executiva tem como integrantes Jerry Mill (presidente), Isaias Dias Pereira (vice-presidente), Jakson Aguirre da Silva (secretário) e George André Silva Ribeiro (tesoureiro).
Além deles, foram eleitos também Cancionila Cardoso, Edson Ceretta e Hermélio Silva para o Conselho Fiscal; e Cidinha Carvalho, Clotildes Fagundes Duarte e Paulo Isaac para o Conselho Editorial.
A posse da nova diretoria da ARL está marcada para o dia 10 de novembro, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Municipal de Rondonópolis, com a presença de autoridades, familiares, amigos e convidados. “É um evento aberto ao público que gosta e valoriza tanto a ARL quanto a literatura e a cultura local”, externou Jerry Mill.
Fundada no dia 19 de novembro de 2013, a ARL já foi presidida, em ordem cronológica, pelo advogado Pedro Pereira Campos, pelo historiador Ailon do Carmo (que faleceu em 2022), pela servidora pública aposentada Cidinha Carvalho e pelo professor aposentado e terapeuta Paulo Isaac. O professor Jerry Mill é, portanto, o quinto membro a assumir a presidência da entidade.
Segundo o estatuto da Academia (artigo 4°), ela tem como objetivos essenciais “estimular o desenvolvimento da literatura em suas múltiplas formas, em especial a produzida na atual região sudeste de Mato Grosso; zelar pelo culto do idioma pátrio; preservar a memória dos seus patronos, bem como a produção intelectual dos seus acadêmicos falecidos, para conhecimento da posteridade; e participar ativamente dos movimentos voltados para estudos de problemas culturais da cidade.”

NOVOS MEMBROS
Na assembleia do dia 26, foram confirmados ainda os nomes dos novos acadêmicos que serão os titulares das cadeiras vagas até aqui e que também serão empossados na cerimônia do dia 10 de novembro: Marcelo Andrigo Baía Eduardo, cadeira 1 (patrono: Cândido Mariano da Silva Rondon); Adly Gaby, cadeira 13 (patronesse: Arlinda Pessoa Morbeck); e Aires José Pereira, cadeira 16 (patrono: Fernando Antônio de Almeida).
“A nossa Academia entra em uma nova década com uma série de ideias e planos que pretendemos colocar em prática o quanto antes. Para que isso aconteça e atinja o sucesso almejado, porém, será preciso um maior comprometimento não apenas dos próprios acadêmicos, mas também da sociedade como um todo, o que inclui o empresariado e o poder público local”, enfatizou Jerry Mill.